Conservação de Fotografias

Idemar Ghizzo 22 Abr 2019

Saiba como chegar

Gratuita, pode ser realizada pelo fone 47 9 9190 0288

Por meio do patrocínio concedido pelo Fundo Municipal de Cultura de Blumenau, via Edital 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz a Fundação Hering, a realizadora Fernanda Sasse juntamente com a Fundação Educacional Barriga Verde - FEBAVE são parceiras na realização de mais um incrível projeto, que possibilitará instituições museais o aprendizado!

Serão 3 módulos (têxteis, fotográficos e documentos) com carga de 12 horas cada. Estas capacitações serão compostas por aulas práticas e teóricas, ministradas pelo Idemar Ghizzo (conservador, restaurador e doutor em Museologia pela Lusófona/Portugal), no laboratório de conservação da Fundação Hermann Hering. Ao fim de cada módulo, terá uma ação educativa.

- Apresentação da metodologia de ensino

- Introdução à conservação de fotografias

- Conceitos de preservação, conservação e restauração

- Ética nas intervenções

- Saúde e segurança na realização do trabalho

- Agentes de deteriorações de bens culturais

- Caracterização do trabalho do conservador

- Apresentação da metodologia para as intervenções de conservação em papel fotográfico

- Controle ambiental e guarda

- Equipamentos e materiais básicos de conservação

- Identificação e diagnóstico

- Controle ambiental e guarda

Técnicas de conservação:

- Higienização mecânica e química.

Para quem se destina

Profissionais de museus e centros de memória, pessoas que atuam diretamente na conservação preventiva para preservação de documentos históricos.

Materiais

Não é necessário trazer materiais. Os mesmo serão emprestados pelo nosso Centro de Memória Ingo Hering e pela realizadora Fernanda Sasse.

* É essencial o uso de calçado fechado durante os dias de curso.

12 horas, serão 2 dias de curso

Sobre o convidado
Idemar Ghizzo

Idemar é Mestre em Museologia pelo Instituto IAM/Espanha e Doutorando em Museologia pela Lusófona/Portugal.

Atualmente é professor da UNIBAVE, coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração (LACOR) e Museólogo do Museu ao Ar Livre Princesa Isabel, mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE). Tem experiência com assessoria museológica, pesquisa, comunicação, conservação e restauração de bens culturais.