17ª Semana dos Museus

A Costura do Tempo 18 Mai 2019

09:00 às 18:00

Museu Hering

Saiba como chegar

Inscrição

Não é necessário realizar inscrição!

Museu Hering

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus e outras instituições culturais brasileiras desenvolvem uma programação especial para o período!


Nesta 17ª edição,  o tema central é “Museus como Núcleos Culturais: O Futuro das Tradições” e nós do Museu Hering queremos abordar a relação das pessoas com a técnica da Costura.


De uns tempos para cá, a costura foi de certa forma perdendo o espaço de antes... Com os olhares para a indústria 4.0 que anuncia a robotização dos processos, a costura tende a deixar de ser algo manual e feito por pessoas. Mas é interessante pensar a fundo: O que se ganha e o que se perde nessa transição?


A FHH participa da 17ª Semana dos Museus trazendo um olhar sobre a Costura, além da sua história e evolução durante o tempo. O documentário “A Costura do Tempo” entra em cartaz durante a semana dos museus para quem faz uma visita ao Museu Hering, com dados, imagens, informações e muita curiosidade cultural sobre essa profissão que existe há mais de séculos, para assim, entendermos a manualidade do processo de costura. Também trazemos acervos que montam uma mini-exposição, com o passo a passo de como uma camiseta é criada na indústria.



E ainda queremos inspirar e fazer a galera colocar a mão na massa numa oficina de customização de camisetas com impressão direta sobre a peça + transformações, para nossos amigos poderem vivenciar o poder do consumidor de hoje, que decide como será a sua peça e como as máquinas atuais podem auxiliar nessa tarefa.


Não fique de fora desse evento nacional! Vamos juntos?



PARA QUEM SE DESTINA

Visitantes do Museu Hering 


PROGRAMAÇÃO


Exibição diária do Documentário “A Costura do Tempo”, produzido em 2012 com Direção de Kátia Klock e produção de Mauricio Venturi, Lícia Brancher, Zuca Campagna. Duração 41min26s.


Exposição temporária “A Construção de uma Camiseta”, que aborda a os processos realizados pela engenharia de produto da Cia. Hering para a criação destas peças ícones de uma das marcas mais populares do Brasil.


Sobre o convidado
A Costura do Tempo

A Costura do Tempo

O IBRAM - INstituto Brasileiro de Museus é responsável pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços do setor – aumento de visitação e arrecadação dos museus, fomento de políticas de aquisição e preservação de acervos e criação de ações integradas entre os museus brasileiros.

Aberto de segunda a sexta, 9h às 18h

Sábados e feriados, 10h às 16h

Fechado aos domingos, com exceção dos meses Janeiro, Julho e Outubro.

Acesso gratuito!

Realização

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória