Jardim Suspenso de Roberto Burle Marx

Com projeto iniciado na década de 70, o Jardim Suspenso é uma das construções que completa o patrimônio histórico e arquitetônico da Cia.Hering.

Foi inaugurado em 1980 junto com a Praça Histórica, obras que fizeram parte das comemorações do Centenário da empresa.

A obra foi idealizada por Roberto Burle Marx, famoso paisagista brasileiro e que foi convidado para realizar o projeto por Hans Broos, o arquiteto responsável pelas demais edificações no estilo brutalista do complexo da Cia. Hering.

 

O Jardim possui uma área total de 2.320 metros quadrados, onde 41 espécies de plantas como Lírio, Cássia, Grama Bela Emília, Iresine, Agapanthus, Zebrina Pendula Quadricolor, Capim D’água, Bico De Papagaio e tantas outras.

A maioria das plantas têm como principal característica a resistência ao sol, uma vez que o Jardim fica exposto à luz durante o ano inteiro.

 

Burle Marx acompanhou de perto o processo de implantação do Jardim, visitando diversas vezes a cidade de Blumenau.

Era ele quem dava a orientação do local onde as plantas deveriam ser plantadas, tanto as do Jardim quanto as da Praça.

De acordo com o ex-colaborador Joao Ademir Bechtold, “muitas coisas o Burle Marx trouxe do Rio de Janeiro do viveiro de mudas dele.”

 

Roberto Burle Marx foi desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, entre outras tantas aptidões.

É mundialmente conhecido e considerado o maior paisagista do Brasil do século XX.

Criador do paisagismo moderno no país, nasceu em São Paulo em 04 de agosto de 1909 e faleceu em julho de 1994.

Burle Marx criou jardins em diversos estados, em conjunto com arquitetos mundialmente conhecidos como Hans Broos e Oscar Niemeyer.


5 BECHTOLD, João Ademir. Entrevista: [abril/2011]. Entrevistadoras: Mariana Luiza de Oliveira e Tássia Bachmann Pabst. Blumenau: 2011. (01 hora, 17 minutos e 55 segundos.). Entrevista concedida à Pesquisa “Criação do Museu Hering”. P. 22

6 Este texto é uma adaptação da pesquisa realizada pela ex-colaboradora do Museu Hering Franciele Machado e do arquivo em Power Point elaborado pelo colaborador Gabriel Henrique Michel da Silva.

Realização

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória