Com o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, estamos preservando a história do período da imigração alemã no Sul do Brasil!

Preservar acervos históricos é um trabalho que exige conhecimento técnico, delicadeza e constante monitoramento para que o mesmo permaneça sempre em boas condições! 


Com o patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau*, estamos recuperando importantes documentos que revelam a história da cidade e região, remontando ao período da imigração alemã no Sul do Brasil e de personagens dessa história. 

Os imigrantes que chegaram em Blumenau (entre o final do século XIX e início do século XX), contribuíram de forma significativa para constituição das primeiras instituições culturais, escolas e hospitais. Johanna Hering, integrante da família fundadora da Cia. Hering teve importante participação na construção na primeira maternidade de Blumenau: Johanna doou o terreno para o prédio ser construído, e em sua homenagem, o espaço foi chamado de ‘Johannastiff’.


Filha de Hermann e Minna Hering, Johanna Helene Hering nasceu em 30/09/1967 em Hartha, na Alemanha. Emigrou para o Brasil aos 13 anos de idade, nos primeiros anos em Blumenau trabalhou junto com suas irmãs no estabelecimento da empresa da família, a Cia. Hering, costurando muitas dúzias de camisetas por dia. 


Recentemente, recebemos e realizamos em nosso laboratório de conservação o tratamento da planta arquitetônica deste local, datada do ano de 1949, proposta pela Sociedade Evangélica das Senhoras de Blumenau. O desenho revela os detalhes das instalações do prédio, como sala de cirurgias, berçário, e quartos. A planta apresenta bom estado de conservação foi higienizada com pincéis denominados trinchas, e encontra-se em processo de planificação, para que sejam amenizadas as marcas de dobras. 

Posteriormente será guardada em uma embalagem própria e armazenada em um gaveteiro especial para documentos de grandes dimensões. No futuro, poderá ser acessada e pesquisada por pesquisadores interessados.


*Sobre Fundo Municipal de Apoio à Cultura: A Prefeitura Municipal de Blumenau (PMB), por meio da Fundação Cultural de Blumenau (FCB), contempla projetos culturais com recurso financeiro do Fundo Municipal de Apoio à Cultura (FMAC), nas seguintes áreas: Música; Teatro e Circo; Biblioteca, Literatura e Livro; Cultura Popular e Artesanato; Patrimônio Material e Imaterial; Dança; Artes Visuais, Design e Moda; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Museus e Espaços de Memória, conforme disposto na Lei Complementar nº 904, de 03 de setembro de 2013. 

O período do projeto “Trajetórias pessoais e memória empresarial em Blumenau: Ações de preservação e Inventário de documentos do Castelinho de Gertrud Gross Hering”, da Fundação Hermann Hering, é de 25/09/2017 até 25/04/2018.Saiba mais em http://www.fcblu.com.br.



Realização

Fundação Hermann Hering Museu Hering Centro de Memória